sábado, 2 de fevereiro de 2013

Sespa articula ações de saúde para a campanha de carnaval 2013


A Diretoria de Vigilância à Saúde da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) reuniu-se nesta quinta-feira (24) com representantes dos Centros Regionais de Saúde para discutir as ações de prevenção nos municípios paraenses durante o carnaval. As atividades desenvolvidas ocorrerão de forma integrada e serão executadas pelos centros de cada área de abrangência.
Segundo a diretora de Vigilância à Saúde da Sespa, Rosiana Nobre, é fundamental a integração das ações de saúde, principalmente em eventos que reúnem grande número de pessoas. “As regionais de saúde representam o Estado em cada município de sua abrangência. A ideia central é envolvê-los neste processo. Cada região tem a necessidade de um trabalho direcionado, como por exemplo, as áreas de risco para doenças endêmicas. A descentralização facilita a execução dos serviços em todas as localidades conforme suas competências”, ressaltou.
Este ano, a campanha terá como foco a prevenção às doenças sexualmente transmissíveis, hepatites virais, escalpelamento, dengue, entre outras endemias, conforme a necessidade de cada região. As ações preventivas vão incluir a distribuição de preservativos masculinos, folderes, cartazes com orientação sobre os cuidados que a população deve ter, em especial o público jovem, com as DSTs e Aids. Cerca de 1,8 milhão de preservativos masculinos serão distribuídos em todo o Estado.
Prevenção – Segundo o Ministério da Saúde, existem 78 milhões de pessoas sexualmente ativas no Brasil; desse total, 85,5% tiveram relações sexuais nos últimos doze meses, e 98% da população têm conhecimento do preservativo como método mais eficaz para a prevenção ao HIV e DST, mas depois da primeira relação sexual, o uso da camisinha cai de 61% para 50% nas relações com parceiros casuais.
No Pará, dados parciais do ano passado já demonstram uma queda progressiva de detecção dos casos positivos de Aids comparados a 2011. Até o momento, a redução aponta 451 casos da doença em 2012 contra 705 ocorrências no ano anterior. Segundo a coordenadora estadual de DST/ Aids, Débora Crespo, a campanha de carnaval servirá para reforçar a importância do uso da camisinha durante as relações sexuais de todo o público sexualmente ativo.
Hepatites – Técnicos da Sespa também estarão orientando sobre a prevenção das hepatites virais nos municípios de Abaetetuba, Vigia, Salinópolis, Bragança, Mosqueiro, Outeiro e Soure. As ações incluirão a distribuição de materiais educativos e preservativos. Além disso, os brincantes ainda receberão informações sobre a vacina contra a hepatite B, principalmente os jovens, devido à transmissão sexual.
“Nosso objetivo é conscientizá-los sobre a vacinação para a hepatite B, uma arma de combate de suma importância para evitar a contaminação da doença”, acrescentou a coordenadora estadual de Hepatites Virais, Cisalpina Cantão.
Além disso, dez municípios do Pará vão receber equipes da Comissão Estadual de Erradicação dos Acidentes de Motor com Escalpelamento, trabalho em parceria com a Vigilância em Saúde da Sespa, para conscientizar a população que viaja de barco a motor sobre a gravidade do problema. As equipes irão às comunidades ribeirinhas de Barcarena, Abaetetuba, Moju, Cametá, Ponta de Pedras, Igarapé-Miri, Muaná, Portel, São Sebastião da Boa Vista e Curralinho, que também vão receber orientações sobre a prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) e dengue.
A campanha de carnaval 2013 será lançada dia 9 de fevereiro, no município de Vigia, nordeste do Pará. A abertura do evento será marcada com um bloco de carnaval composto por servidores do município, com o slogan “Carnaval da Paz”, do Governo do Pará. Haverá também postos para o aconselhamento e testagem rápida para o HIV.

Nenhum comentário: